Com o propósito de aumentar as chances de sobrevivência, o ser humano começou a classificar os seres vivos, primeiramente como comestíveis e nocivos.
A primeira classificação que tentou abranger todos os seres foi a de Aristóteles, que utilizou os critérios de comportamento, reprodução e habitat como base para sua classificação. Ele utilizou de uma organização decrescente de complexidade, colocando o ser humano no topo, depois ou outros animais, plantas ena base os minerais.
Teofrasto, aluno de Aristóteles, classificou as plantas em ervas, arbustos e árvores. O seu critério era composto pelas formas de reprodução, ambientes onde viviam, métodos de semeadura, aplicações práticas e utilidade como fonte de alimento.
Após as grandes navegações, um grande número de espécies foi sendo descoberta , o que tornou a tarefa de classificar e nomear os organismos mais complexa. devido a essa demanda surge a taxonomia, ramo da Biologia que identifica, descreve, nomeia e classifica os seres vivos em categorias.
No século XVIII, Carl von Lineu dividiu os seres vivos em categorias da mais complexa para a menos complexa: reino - classe - ordem - gênero - espécie. Lineu também foi responsável por estabelecer as regras de nomenclatura científica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário