terça-feira, 7 de junho de 2016

Fungos

Os fungos são seres vivos que apresentam  diversas características em comum: presença de parede celular, glicogênio, formado por hifas, eucariontes, dentre outras. Os fungos são classificados em quatro diferentes filos, que variam conforme o seu corpo de frutificação (estrutura reprodutiva).
  • Quitridiomicetos

Englobando cerca de 800 espécies, estes tipos de fungos vivem em ambientes aquáticos ou em solos úmidos, principalmente próximos a represas, lagos e rios. Sua peculiaridade está no formato de seu esporo, zoósporo, que possui um flagelo que facilita em sua locomoção. Em sua maioria são saprófagos, entretanto encontram-se alguns parasitas de animais, plantas, protozoários e algas. São formados por hifas cenocíticas.

  • Zigomicetos

Englobando cerca de 1000 espécies, os zigomicetos diferencem-se quanto aos outros filos por possuir o zigósporo, um esporo de resistência formado pela fusão de duas hifas especializadas denominadas gametângios . São em sua maioria decompositores, mas podem ser parasitas de insetos, vermes e protozoários, além de mutualistas, formando micorrizas (associações entre fungos e raízes de plantas). Crescem em ambientes úmidos e ricos em carboidratos como pães e frutas. Suas hifas são classificadas como cenocíticas.
Foto de um zigomiceto em um chuchu. Aumentado 400 vezes

  • Ascomicetos

Possuindo cerca de 32.000 espécies, sua peculiaridade esta na formação de ascósporos e dos ascos.  São unicelulares ou multicelulares, formados por hifas septadas.  Caracterizam-se por se reproduzirem de forma sexuada, onde há a presença de um ascogônio ( gametângios feminino) e um anterídio ( gametângio masculino). Podem ser decompositores ou parasitas. As leveduras englobam este filo e possuem um papel indispensável na fabricação de produtos fermentados, como vinho, chucrutes, cervejas e pães.

  • Basidiomiceto 


Com cerca de 22.000 espécies, os basidiomicetos são caracterizados pelo seu corpo de frutificação o basidiocarpo, popularmente conhecido como cogumelo. Seu habitat são lugares úmidos, com sombra e abundância de matéria orgânica. São muito importantes ambientalmente, manutenção do ecossistema, financeiramente, controle natural de pragas e parasitas além do seu consumo, e para remédios, fabricação de antibióticos e antifúngicos.

Algas





As algas compõem um grupo muito diverso, apresentando características muito diferentes entre si. Há espécies multicelulares e espécies unicelulares. Podem ser marinhas, de água doce ou até mesmo terrestres. Também diferem quanto a alimentação, podendo ser autótrofas fotossintetizantes ou heterótrofas. As células da maioria das algas apresenta uma parede resistente, formada principalmente por celulose misturada com outras substâncias. Todas apresentam no mínimo um tipo de cloroplasto, que variam em forma, tamanho, composição e pigmentos fotossensíveis presentes.

A reprodução das algas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada se dá geralmente por cissiparidade ou fragmentação, onde pedaços se destacam formando outros indivíduos. A reprodução sexuada é muito diversificada. Em algas unicelulares haploides, duas delas podem se unir formando um zigoto diploide que sofre meiose, gerando quatro novas células haploides. Nas multicelulares haploides, há a formação dos gametas por mitose que são liberados no ambiente. Os gamentas se encontram, formando um zigoto diploide que sofre meiose, originando quatro novas células haploides. Pode haver também a conjugação, onde células de um mesmo talo geram gameta diferentes. Ocorre uma ponte citoplasmática que origina um zigoto diploide, que se desprende, sofre meiose e origina novas células haploides.

A classificação das algas é ainda muito controversa, a divisão se baseando no conjunto de pigmentos e na reserva de substâncias presentes na alga:

Euglenoides: São algas unicelulares, contendo clorofila dos tipos a e b em seus cloroplastos e tem o paramilo (carboidrato) como substância reserva. São geralmente de água doce, apresentando dois flagelos usados para locomoção. Algumas apresentam uma organela especial para a detecção de luz solar, o ocelo, que permite sua orientação em direção a ambientes iluminados. São autotrófas e heterotrófas, podendo também realizar a fagocitose, visto que não apresentam estrutura rígida.

Dinofíceas: São algas unicelulares, contendo clorofila dos tipos a e c, além de pigmentos comoa peridinina.As substâncias de reserva são amido e óleo. Apesar de poderem realizar fotossíntese, cerca de metade de suas espécies é heterotrófa. Apresentam dois flagelos que fazem a célula rodopiar.Além disso, muitas destas espécies estabelecem relações de mutualismo com outros seres marinhos como corais, anêmonas e moluscos, cedendo parte das substâncias orgânicas geradas na fotossíntese.

Crisofíceas: Algas de água doce ou salgada, apresentam clorofila dos tipos a e c, tendo óleos como substâncias de reserva. Apresentam pigmentos como a fucoxantina que, misturada com outros, dá uma tonalidade dourada às algas. Algumas espécies não apresentam parede celular.

Bacilariofíceas: Muitas características em comum com as Crisofíceas, porém apresentam parede celular em todas as espécies. Produzem boa parte do gás oxigênio que respiramos.

Clorofíceas: Apresentam clorofila dos tipos a e b, tendo o amido como substância de reserva. Constituem o grupo mais diversificado, podendo serem encontradas em ambientes aquáticos e também nos terrestres úmidos. Podem ser unicelulares, formando colônias ou não, e multicelulares. Também estabecem relações de mutualismo com os mais variados tipos de seres vivos, como protozoários, hidras, fungos e até mamíferos.

Rodofíceas: Apresentam clorofila dos tipos a e d, amido como substância de reserva e, entre outros pigmentos, a ficoeritrina, responsável pela cor avermelhada da alga. A maioria de suas espécies é multicelular. Aglomerados dessas algas formam substratos duros, facilitando a formação de bancos de recifes.

Feofíceas: Apresentam clorofila dos tipos a e c, têm diversos óleos como substâncias de reserva e apresentam diversos pigmentos que originam cores do amarelo-acinzentado até tons bem escuros e fortes. São multicelulares e marinhas, geralmente de águas frias.