terça-feira, 9 de agosto de 2016
Embriologia
A formação de um embrião tem diversas fases, começando pela segmentação. Neste processo, ocorre um aumento no número de células sem haver um aumento no volume do embrião. O ovo ou zigoto realiza a primeira clivagem em 48 horas e a segunda em 24 horas. Já podem se identificar 4 pares de blastômeros. A terceira clivagem ocorre em 12 horas, onde os blastômeros dão origen aos micrômeros e aos macrômeros. Depois disso, é formada a mórula, um conglomerado de células. Forma-se então a blástula, onde há uma cavidade interna chamada blastocele e outra parte chamada blastocisto. Até essa etapa, todas as células são chamadas células-tronco, podendo originar qualquer célua do corpo.
A próxima etapa é a gastrulação, onde ocorre um aumento no número de células e um aumento de volume. Começa uma mudança na forma da blástula, onde se cria uma cavidade. Na formação do que será a gástrula, já podemos diferenciar diversas partes que darão origem à órgãos específicos, como o arquêntero, o intestino primitivo. Há a distinção dos folhetos embrionários, originando:
-Ectoderme: epiderme, unhas, pelos, córnea, cartilagem e ossos da face, tecidos conjuntivos das glândulas salivares, lacrimais, timo, tireóidea e hipófise, sistema nervoso, encéfalo e neurônios, entre outros;
-Mesoderme: derme da pele, músculos, cartilagens e ossos (exceto da face), medula óssea, rim, útero, coração, sangue, entre outros;
-Endoderme: pâncreas, sistema respiratório (exceto cavidades nasais), pulmões, fígado e epitélio da bexiga urinária, entre outros.
A última etapa do desenvolvimento é a organogênese, onde se diferencia os tecidos dos órgãos. Nesta etapa, ocorre a neurulação, quando há formação do tubo neural, que se diferenciará no sistema nervoso central. Durante esse processo, o embrião é chamado nêurula. Por volta da oitava semana de gestação, acaba a organogêse. Com nove semanas, o embrião passa a ser chamado de feto. O nascimento ocorre por volta da trigésima oitava semana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário