terça-feira, 27 de setembro de 2016

AVES


aves, maior grupo de vertebrados terrestres, é composta por animais com adaptações exclusivas e bastante especializadas. As aves são animais endotérmicos, ovíparos com fecundação interna e que possuem penas e asas. São bem adaptadas aos habitats terrestre, aquático e aéreo e possuem ampla distribuição, ocorrendo desde as regiões polares até o equador. A maior biodiversidade de aves, porém, se encontra nos trópicos. Vivem em montanhas, matas, desertos e oceanos - retornando à terra apenas para se reproduzir e construir seus ninhos.

voo, a principal característica evolutiva do grupo, impôs uma estrutura básica nas aves, moldando muitos aspectos de sua anatomia. Toda sua morfologia, anatomia e fisiologia é adaptada ao voo e contribui para uma boa aerodinâmica, dentre as quais podemos destacar:
  • Desenvolvimento das penas;
  • Presença de quilha, expansão do osso esterno, na qual se prendem os músculos que movimentam as asas;
  • Desenvolvimento de ossos pneumáticos;
  • Perda,atrofia ou fusão de ossos e órgãos (dentes, bexiga, ovário direito, por exemplo);
  • Desenvolvimento de um sistema de sacos aéreos;
  • Postura de ovos;

O esqueleto das aves é composto por ossos ocos e cheios de ar- os chamados ossos pneumáticos. A pneumatização dos ossos é feita pelos sacos aéreos que são extensões do pulmão e se estendem através dos forâmes pneumáticos, preenchendo os ossos de ar. Essa estrutura faz com que a ave possua um esqueleto leve e resistente.
O coração das aves possui dois átrios e dois ventrículos, sendo que o ventrículo direito e o ventrículo esquerdo são totalmente separados, impedindo a mistura de sangue arterial com sangue venoso.

O sistema respiratório é composto por pulmões pequenos e expandidos por sacos aéreos, os quais não realizam trocas gasosas mas auxiliam no fluxo de ar. Essa separação da ventilação (sacos aéreos) e das trocas gasosas (pulmões) permite o fluxo contínuo de ar, o que possibilita que a ave extraia até 10 vezes mais oxigênio do que os mamíferos. A siringe é uma estrutura situada junto ao sistema respiratório e é responsável pela emissão de sons. Ela se localiza na parte inferior da traqueia e é bem desenvolvida nas aves cantoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário