terça-feira, 27 de setembro de 2016

Répteis



         
           Os rétpteis (do latim reptilis, "que se rasteja") é um grupo que compreende mais de 8700 espécies atuais de animais, entre elas jacarés, serpentes, tartarugas e lagartos. Esta classe forma-se com os primeiros vertebrados totalmente adaptados à vida terrestre, herdando diversas adaptações dos anfíbios e desenvolvendo outras que os tornaram mais independentes da água do que estes.
           O corpo dos répteis é coberto por uma pele resistente e impermeável que os protege de agressões, apresentando escamas superpostas formadas, principalmente, por queratina, uma proteína resistente e impermeável. Com isso, a respiração cutânea nos répteis se torna inviável, acarretando em um bom desenvolvimento dos pulmões, com um grande número de dobras internas.



         Nos répteis, a circulação é dupla, com o sangue circulando em dois circuitos separados. A urina geralmente é semissólida, com rins a drenando até a cloaca ou através de uma bexiga urinária. A maioria dos répteis é carnívora, com o intestino muito semelhante aos anfíbios adultos. O sistema nervoso e os órgãos sensoriais são bem desenvolvidos, com exceção da audição. O cérebro é relativamente maior que o dos anfíbios, com os crocodilianos apresentando a formação de um córtex cerebral.



    
          As grandes adaptações dos répteis à vida terrestre têm a ver com reprodução. Na maioria das espécies, a fecundação é interna e o desenvolvimento direto, sem estado larval. Surge, então, o ovo amniótico, dotado de casca coriáceca e três membranas que formam bolsas.O embrião se desenvolve no interior do âmnio, que o protege da desidratação. A vesícula vitelínica e o alantoide armazenam os nutrientes que sustentam o embrião em desenvolvimento. Com o desenvolvimento do embrião o alantoide funde-se ao cório, permitindo trocas gasosas entre o ovo e o ambiente.



Imagens: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMbzL89KiBWy6X3Ck13fPi-_TjnyCO3Smy9diQOlEcEzZ6GG-HrglUSOoCNrq2bui2-tc9hMuUwsvyrUcJGrLcxphf6TqZkMb6PWy3pfToogJa5uMXp_gp92qpOBctSKRByLijclUOq6o/s1600/77Barros.jpg
http://images.nationalgeographic.com/wpf/media-live/photos/000/000/custom/12_1024x768-wallpaper-cb1456435290.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário